Inova Administradora de Condomínios

Segurança do condomínio; o que o porteiro pode ou não fazer?

Segurança do condomínio; o que o porteiro pode ou não fazer?

Quais são as funções de um porteiro?

Ele deve ser aquele que te ajuda a levar as compras? Ele deve controlar a entrada de convidados dos condôminos?

Saiba o que o porteiro deve fazer e não deve fazer.

Funções do porteiro devem ser respeitadas.

O porteiro é a apresentação do condomínio.

Sua cordialidade, respeito, profissionalismo e educação devem estar sempre presentes; é ele quem autoriza, ou não, a entrada de visitas, prestadores de serviços ou dos funcionários dos apartamentos.

Segurança

O porteiro deve estar sempre atento com o que acontece nos seus arredores.

Na portaria é onde se dá o controle de entrada e saída, logo, a autorização ou não de visitantes é de responsabilidade do porteiro; este tem o dever de barrar visitantes que não estejam cadastrados ou que o proprietário não esteja presente e não tenha autorização oficial.

É ele quem vai perceber antecipadamente muitas tentativas de assaltos, por isso, é o responsável por tomar as primeiras providências, seguindo todas regras de segurança exigidas pelo condomínio e o regulamento interno.

Também é necessário que o profissional jamais comente sobre o condomínio fora do ambiente de trabalho e mantenha os portões fechados em horários de recolhimento do lixo e limpeza das ruas.

Aqui temos que lembrar que é de extrema importância que o porteiro jamais deixe seu posto, exceto em ocasiões excepcionais.

Caso ocorra a necessidade de se ajudar uma senhora com dificuldade, por exemplo, a portaria deve entrar em contato com o zelador ou qualquer outro profissional para que preste o devido apoio.

Postura

Os profissionais do condomínio devem estar sempre com o uniforme em perfeito estado e evitar manter conversas com demais funcionários ou condôminos.

Os moradores devem sempre respeitar as funções de cada profissional, sabendo, desta forma, o que se pode ou não solicitar a cada um.

Em alguns casos, os moradores, ao demandarem de um profissional afazeres que fogem de suas atribuições, pode ser considerado acúmulo de função, resultando em um processo trabalhista contra o condomínio.

Você nunca deve pedir ao porteiro que descumpra qualquer regra do regimento interno do condomínio.

Coisas como carregar suas compras, manobrar seu carro, olhar seus filhos, liberar acesso reiteradamente para certo visitante sem um cadastro oficial ou solicitar que guarde as chaves de seu apartamento ou carro não são responsabilidade do porteiro.

Então quais são suas principais atribuições?

  • Controle do acesso de visitantes é primordial, sempre que houver visitantes o porteiro interfonará em determinada unidade para concluir a liberação. É de muita importância que ele jamais saia da cabine de portaria e use o interfone para se comunicar com o visitante, prezando assim, sua segurança.
  • Em caso de dúvidas, o porteiro pode interfonar novamente e solicitar que o morador desça para reconhecer o visitante, durante todo esse trâmite, a pessoa deve permanecer fora do condomínio e o segurança deve sempre checar a lista de pessoas autorizadas a entrar no condomínio.

Como deve funcionar o recebimento de encomendas?

No caso de alimentos, o porteiro avisará o morador e ele terá que descer para retirar o pedido na portaria e jamais deixar o entregador subir.

O porteiro só pode receber o Correio em caso de ausência do morador, caso contrário, o mesmo deverá descer para assinar o recibo.

E como funciona a entrada de prestadores de serviços?

Só deve ser autorizada mediante autorização antecipada dos moradores. Em caso de dúvidas, o porteiro tem autorização para ligar para a empresa e confirmar se o funcionário está mesmo prestando o serviço para tais atividades.

E o contato com a administradora também pode acontecer para qualquer outro esclarecimento. O porteiro também deve deixar registrado os dados do funcionário que for executar algum serviço.

Se seu condomínio possui portaria virtual, você pode tirar suas dúvidas sobre conduta e procedimentos através dos nossos artigos Tire suas dúvidas sobre a portaria virtual e Evento SECOVI Portaria Virtual – Solução ou problema para o condomínio? .

O bom porteiro é o que segue as regras de segurança e conduta profissional do condomínio.

Somente desta forma assegura-se a segurança e o bem-estar do condomínio.

Deixe seu comentário

Autor

  • Jéssica Mariano

    Estudante de Comunicação Social, escrevo para o Blog da Inova, faço vídeos para a TV Inova e amo fazer parte de cada mudança positiva no mundo. Gosto de participar em defesas das causas sociais e ajudar o próximo!

1 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *