A terceirização em condomínios é uma prática recorrente e que reduz custos, além de retirar a responsabilidade burocrática e legal do condomínio em gerenciar folhas de pagamento e obrigações trabalhistas.
Mas, é preciso ter muito cuidado com as empresas as quais o condomínio contrata; maus prestadores de serviço podem colocar a segurança dos condôminos em risco e outros diversos transtornos.
Por isso, fique atento!
Exija uma empresa que respeite seus colaboradores
- Busque sempre empresas que ofereçam salários de acordo com o piso da categoria;
- Desconfie de empresas com alta rotatividade de funcionários;
- Verifique se a empresa oferece plantonistas que cubram os funcionários faltosos, a fim de evitar problemas com faltas;
- Exija o seguro contra acidentes de trabalho;
- Exija a guia de recolhimento de INSS, FGTS e demais encargos trabalhistas;
- Se possível, negocie para que esteja em contrato que os pagamentos sejam feitos mediante a comprovação de que os funcionários foram pagos, assim como suas guias de recolhimento de tributos individuais;
- Se possível, visite a empresa, conheça seus funcionários e ambiente de trabalho;
- Prefira empresas que ofereçam benefícios aos funcionários como cestas básicas e bonificação por metas.
Capacitação e bem estar interferem na qualidade do serviço
Treinamento e capacitação
- Prefira empresas que invistam em treinamento e capacitação;
- É essencial que haja reciclagem e avaliação psicológica dos funcionários de empresas de segurança;
Procure se informar com quem já contratou
- Peça uma lista de clientes da empresa e tente entrar em contato para perguntar sobre a qualidade do serviço;
- Você pode também buscar informações no site Reclameaqui para verificar o índice de reclamações e os principais problemas relatados.
Pesquise através de documentos
Você pode ter uma ideia da idoneidade da empresa buscando os seguintes documentos:
- Certidões Negativas de Débitos, principalmente de INSS;
- Certidão Negativa de Violação aos Direitos do Consumidor – PROCON;
- Verifique no site da Junta Comercial se há de fato empresa constituída;
- Faça uma consulta sobre os processos atrelados ao CNPJ da empresa através do site do Tribunal de Justiça de São Paulo;
Segurança armada
Especialistas em segurança não indicam vigilantes armados para a sergurança de condomínios, mas, caso haja a necessidade, verifique os dados da empresa, principalmente junto à Polícia Federal, ao SEEVISSP e à FETRAVESP – Federação dos Vigilantes do Estado de São Paulo.
Vale lembrar que vigilantes armados podem trabalhar apenas na parte interna do condomínio.
Antes de tomar a decisão de implantar uma segurança armada, consulte um especialista em segurança para avaliar seu condomínio e desenvolver um projeto sério e efetivo.