Imagem divulgação Portal do Governo do Mato Grosso do Sul
👁 #paracegover #paratodosverem Homem do corpo de bombeiros tenta conter as chamas do Pantanal mato-grossense, em meio a muita fumaça.
Queimada no Pantanal já é a maior tragédia ambiental em décadas
O Pantanal, maior área úmida continental do planeta, passa por um momento sem precedentes nos últimos anos.
A destruição tem consequências graves para todos e é por isso que a Inova, cumprindo seu papel social, informa e alerta sobre o que está acontecendo, quais as consequências e mostramos a você como você pode ajudar para que possamos reverter esta situação.
Consequências
Fumaça tóxica atinge moradores da região e demais estados do país
A fumaça tóxica está trazendo graves consequências na saúde das pessoas que moram na região, principalmente com problemas respiratórios e, além disso, a fumaça poderá chegar nos próximos dias a outras regiões do país, provocando um fenômeno conhecido como chuva ácida.
Populações indígenas em risco
O incêndio no Pantanal está obrigando o governo do estado a colocar em prática um plano de remoção das populações indígenas às pressas por conta do ar irrespirável gerado pelas chamas.
Estas populações, além de terem seus lares destruídos pelas chamas, estão sofrendo risco de contágio pela COVID-19, pois o pânico gerado fez com que muitos índios acabassem se abrigando em casa de parentes.
Animais sofrem com as chamas
Muitos animais estão sendo mortos pelas chamas ou de sede e fome devido à destruição do ecossistema e da terra arrasada deixada pelo fogo, agravado pelo longo período sem chuvas.
As imagens dos animais mortos ou gravemente feridos vem correndo nas redes sociais e jornais do país e do mundo, gerando comoção e revolta.
Consequências políticas e econômicas
A gestão ambiental do atual governo federal do Brasil é alvo de críticas no Brasil e no mundo.
O Brasil atravessa uma das mais dramáticas crises ambientais de sua história com o aumento expressivo de queimadas na Amazônia e agora no Pantanal e, como resposta, o governo reduziu orçamento e afrouxou a fiscalização deste tipo de crime.
Levantamento do Observatório do Clima concluiu que o Ministério do Meio Ambiente não gastou nem 1% do dinheiro destinado a programas de preservação este ano, ao mesmo tempo em que a fiscalização vem sendo reduzida desde 2019 e provocou impacto nos números do desmatamento, como mostra levantamento apontado pela agência Pública.
As decisões governamentais vêm tendo efeitos políticos negativos ao redor do mundo, colocando em risco até mesmo a economia brasileira.
Pela primeira vez em seu período democrático, o Brasil é alvo de uma recomendação oficial para que o governo seja objeto de uma investigação internacional por suas políticas ambientais e de direitos humanos na Organização das Nações Unidas (ONU).
Em carta aberta assinada por embaixadores de 8 países europeus, o governo brasileiro é cobrado para que tome medidas para conter o desmatamento e alerta que situação dificulta importação de produtos brasileiros.
Como ajudar
Voluntários trabalham incansavelmente para tentar conter as chamas, mas, infelizmente, falta investimento para coibir um incêndio tão grande.
Você pode colaborar contribuindo com algumas das principais ONGs que atuam na região e estão lutando para conter o avanço das chamas e salvar as vidas dos animais do Pantanal.
FUNDAÇÃO ECOTRÓPICA
Entre as ONGs mais atuantes no Pantanal está a Fundação Ecotrópica, que precisa muito de doações em dinheiro para prosseguir com esse trabalho. Qualquer quantia pode ser doada de três maneiras:
– crowdfunding na plataforma Vakinha, onde o doador encontra informações mais detalhadas sobre o trabalho da organização;
– transferência/depósito em conta bancária (Banco Santander, Agência 4604, conta corrente 130026370 para Ecotropica Fundação de Apoio À Vida nos Trópicos, CNPJ 32.983.785/0001-56) ou
– doação in loco: Rua 03 (Sebastiana Paes de Barros), n° 391, Boa Esperança, cep 78.068-375, Cuiabá/MT.
Informações sobre a Ecotrópica e os incêndios podem ser obtidas por WhatsApp (65 98155-4190, com Carla Bragma) ou por e-mail: fundacaoecotropica@gmail.com. A organização está fazendo um trabalho lindo com “ilhas de alimentação”, espalhando alimentos e água pela floresta para os animais que sobreviveram.
SOS PANTANAL
A SOS Pantanal não atua diretamente no combate aos incêndios, mas administra os recursos arrecadados para cobrir custos de logística e operação de brigadistas voluntários e instituições que estão na linha de frente. As doações podem ser feitas pela plataforma Vakinha e também via PagSeguro e PayPal.
AMPARA ANIMAL
Já a Ampara Animal está envolvida diretamente com o resgate e a reabilitação de animais silvestres nos incêndios do Pantanal. Até criou um crowdfunding na plataforma Voaa para arrecadar R$ 1,1 milhão até 30 de setembro, com o objetivo de “manter a operação do PAEAS Pantanal funcionando, garantindo os suprimentos necessários para resgate e reabilitação dos animais, para que tenham chance de voltar ao seu habitat posteriormente”.
PANTANAL RELIEF FUND
É um Fundo de Emergência para o Pantanal criado, este ano, por duas biólogas que trabalham no Pantanal há muitos anos – April Kelly, da Climb for Conservation e Abbie Martin, do Jaguar Identification Project (Projeto de Identificação de Onças-pintadas) -, em parceria com a ONG Panthera, para combater a Covid-19 e os incêndios florestais na região. Você pode contribuir através de crowdfunding na plataforma GoFundMe.