Há diferentes razões que causam inviabilidade na instalação de serviços de telefonia, internet e TV por assinatura em condomínios.
Geralmente, elas estão relacionadas ao cabeamento, ou seja, a passagem dos fios pelo edifício.
Saiba como lidar com essa situação em cada caso.
Principais causas da inviabilidade da instalação
Os fatores podem estar relacionados a construção do condomínio ou a práticas inadequadas na instalção dos serviços pelas operadoras.
Problemas causados por má instalação
- Conduítes onde passam-se os fios e cabos entupidos por fiação em excesso;
- Conduítes onde passam-se os fios e cabos danificados por mal uso pelos técnicos das operadoras.
Muitos técnicos de operadoras tem o costume de, na hora do desligamento de algum serviço, deixarem de retirar o cabo antigo e, desta forma, com o tempo e a prática recorrente, os conduítes vão sendo congestionados.
Nesses casos citados acima, a principal solução é orientar que o zelador faça a supervisão dos técnicos sempre que houver a instalação de um serviço que exija o ligamento ou a passagem de cabos pelos conduítes do condomínio.
Desta forma, deve-se certificar se o profissional que realiza o cabeamento:
- Não force os conduítes para evitar danificá-los;
- Não deixe cabos desligados de forma desnecessária.
Caso o problema já tenha ocorrido, o ideal é que o condômino lesado acione a operadora e peça que seja realizada a manutenção necessária.
Caso não seja resolvido o problema, cabe acionar o PROCON para exigir seu direito ou até mesmo entrar com ação judicial.
Problemas ocorridos na construção da edificação
- Conduítes congestionados com restos de obra;
- Conduítes danificados por serem feitos com material de baixa qualidade;
- Conduítes muito estreitos.
Estes casos acontecem em novas construções e são de responsabilidade da construtora.
É importante que se observe os prazos de garantia da construtora.
Se não houver reclamação dentro do prazo da garantia, o condomínio perde o direito de reclamar e exigir o reparo da construtora.
Por isso, é importante entender qual o caso específico, se é, por exemplo, um vício de construção ou um defeito de construção, pois há diferenças quanto aos prazos de garantia em cada caso.
E quando não há culpados?
Há ainda a possibilidade dos conduítes serem estreitos demais devido ao fato de o projeto do condomínio ser antigo, realizado numa época em que não havia esse tipo de exigência.
Nesses caso, deve-se discutir em assembleia soluções para readequar o projeto do condomínio à nova necessidade de cabeamento.
Em alguns condomínios combina-se entre os moradores e administração o uso do serviço de uma empresa apenas, mas não é o ideal, pois cada condômino tem o direito de escolher o serviço de telefonia que quer utilizar.
A melhor alternativa é pensar em um retrofit, que é uma reforma a fim de readequar o condomínio às atuais necessidades dos condôminos.