Os meses de Janeiro, Fevereiro e Março costumam ser decisivos em muitos condomínios.
Isso porque, atualmente, aproximadamente 1/3 dos condomínios residenciais marcam no início do ano assembleias tendo como uma das principais pautas a eleição de um novo síndico.
Em 70% dos casos o síndico é reeleito, mas nem sempre foi assim; há 10 anos atrás, esta taxa era de 90%.
Esta mudança de comportamento indica um aumento na participação dos moradores na política de seus condomínios. A preocupação em relação a questões como segurança, qualidade de vida e valorização do imóvel é cada vez maior, aumentando a exigência por uma administração mais eficiente.
Portanto, a participação do morador é peça fundamental para que haja a tão desejada administração de sucesso: tranquila, honesta e que respeita o bolso do condômino.
E você, tem se importado com a administração de seu condomínio? Confira algumas dicas abaixo e faça a diferença no seu condomínio!
Analise as propostas dos candidatos
Alguns podem apresentar ótimos projetos, outros nem tanto. Analise atentamente o que é prioridade para seu condomínio.
Pesquise sobre os temas propostos em assembleia
Não adianta chegar na assembleia sem conhecer o tema abordado, você precisa entender do que se trata antes de se posicionar contra ou a favor de qualquer decisão.
Tente conhecer o síndico antes da eleição
Pesquise seu histórico e formação acadêmica, pois um bom síndico precisa de bons conhecimentos nas áreas financeira e contábil.
É também imprescindível que o candidato tenha jogo de cintura para lidar com conflitos e um bom relacionamento interpessoal.
Questione os valores cobrados no boleto
Os valores presentes nos boletos indicam tudo o que é consumido e gasto pela administração; a soma da taxa condominial deve cobrir as despesas ordinárias, auxiliar a manter um caixa para despesas extraordinárias e cobrir a média do déficit causado por inadimplência.
Proponha ideias de melhorias a curto e longo prazo
Você já pensou que suas boas ideias podem gerar grandes resultados para o bem-estar de todos no condomínio? Não tenha medo de expor uma boa ideia, todos ganharão com ela, inclusive você e sua família.
Seja um morador ativo nas contas do condomínio
Veja e questione sempre os investimentos em manutenção e benfeitorias, a administração tem o dever de lhe prestar contas.
Você é fundamental para o seu condomínio. Participe e faça a diferença!