Uma série de fatores pode criar uma alta histórica no valor da conta de luz do início de 2021
No verão já há uma alta no consumo de energia natural devido ao fato de as pessoas buscarem se refrescar e, por consequência, acabam utilizando mais ventiladores, ar-condicionado e o chuveiro mais vezes, além, é claro, de ingerir mais água.
Para piorar, temos uma tempestade perfeita para deixar a conta de luz nas alturas no início de 2021: uma combinação da alta conta para regularização do apagão no Amapá, pagamento do empréstimo da Conta-COVID e a alta da inflação.
Além disso, estamos em um longo período de estiagem (em parte provocado pelas queimadas na Amazônia e Pantanal), com os reservatórios das hidrelétricas em baixa, é necessário o ligamento das usinas termelétricas como complemento da demanda, o que torna a energia mais cara.
Além disso, o próprio funcionamento das termelétricas encareceu com a alta dos combustíveis.
Mas, felizmente, há alternativas de economia de água e energia que não prejudicam o bem estar entre os condôminos.
Conscientização
Todo o gasto pode ser minimizado se o síndico se antecipar fazendo recomendações por comunicados internos, reuniões para compartilhar a situação financeira do prédio, assembleias e reforçar sempre sobre o uso adequado dos espaços e horários.
O administrador pode fixar alguns lembretes, como em relação ao uso dos salões e piscina e conscientizar sobre o uso de água e luz.
Utilizando melhor os recursos
Pode-se instalar lâmpadas de LED e sensores de presença, nas garagens, verifique se há lâmpadas que podem ser desligadas.
Desligar alguns elevadores do condomínio durante as horas de menor fluxo pode ser uma opção interessante.
Piscinas
Coloque um rodízio para o uso da piscina em épocas de maior pico. Uma dica é distribuir pulseirinhas para os moradores que forem utilizar a área naquele dia.
Sempre lembrando que, nesta época de pandemia todo cuidado é pouco e ainda é preciso seguir os protocolos de segurança; em épocas normais, distribuir pulseirinhas para os moradores que forem utilizar a área naquele dia é uma ideia interessante.
Manutenção correta e em dia
Procure fazer uma vistoria com a equipe do prédio para detectar possíveis vazamentos.
Tente instalar uma válvula dupla nas descargas dos banheiros das áreas comuns e coloque redutor de vazão nas torneiras do prédio.
Veja a possibilidade de implantar um sistema de reuso de água da chuva, afinal chove bastante nessa época!
Indique o uso de regador para os funcionários fazerem a manutenção do jardim em vez da mangueira.
Fale para usarem vassouras para tirar a sujeira da calçada, evitando ainda mais o uso da mangueira e seu desperdício com água.
Aumentando o orçamento
Alugar a cobertura para empresas instalarem antenas de TV pode ajudar a arrecadar dinheiro para o prédio.
O síndico pode, junto aos condôminos, organizar eventos durantes as férias para fins de arrecadação, contendo venda de alimentos e bebidas, sorteios e bingo, por exemplo.
O dinheiro arrecadado pode ajudar nas despesas; o excedente adicionado ao caixa do condomínio para futuras manutenções e melhorias.
Festas ajudam financeiramente o condomínio, e melhoram a relação entre os moradores, tornando os condôminos mais unidos e inteirados.
A Inova Administradora apoia iniciativas relacionadas ao bom convívio com condôminos e fica à disposição dos síndicos e condôminos para esclarecer dúvidas e dar dicas em relação a organização de festas e confraternizações.
Gostou das dicas? Então Vamos aproveitar melhor ainda nosso verão, nossas férias e nosso bolso.