Coleta Seletiva
O condomínio que ainda não pratica a coleta seletiva de lixo deve procurar órgãos e empresas do segmento.
Muita coisa pode ser reaproveitada: o lixo reciclável como metal, plástico, papel, vidro ou até mesmo óleo de cozinha, pilhas e baterias, lixo eletrônico, etc.
Horta Comunitária
Hortas comunitárias unem as pessoas do condomínio para um bem comum: gerar frutas e legumes frescos e livre de agrotóxicos.
Ainda pode ser uma atividade interessante para as crianças,
Implantar uma horta no condomínio é considerada uma obra útil, ou seja, pode ser feita em área construída mediante aprovação em assembleia por maioria simples.
Caso haja necessidade de alguma intervenção de espaço já construído, exigindo algum tipo de alteração ou rateio sobre a taxa condominial, é preciso a aprovação em assembleia de dois terços dos condôminos.
Economizar água
Se o seu prédio está engajado na luta pela economia de água, está no caminho para a sustentabilidade e o benefício é sentido por todos tanto no curto prazo (mais precisamente no bolso) quanto a longo prazo (menor impacto ao meio ambiente). Confira 5 dicas simples que farão a diferença no seu prédio neste artigo.
Lâmpadas mais eficientes
Trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ajuda a diminuir o consumo de energia em iluminação para até 70%. As lâmpadas de led, apesar de mais caras, possuem o melhor custo-benefício: além do consumo cair em quase 90%, elas duram cerca de 80mil horas
Captação de água de chuva
Com o sistema de captação de água de chuva é possível armazenar a água e utilizá-la de acordo com as necessidades. Você pode saber mais sobre visualizando este artigo.
Energia solar
Ainda é um sistema caro, mas que traz um bom retorno a longo prazo e valorização do imóvel.
O objetivo, aqui, é diminuir o consumo gerando energia para um dos equipamentos domésticos de maior potência: o chuveiro.
A água passa por canos abaixo das placas solares e é armazenada em um cilindro, que é ligado diretamente ao chuveiro.
O resultado é uma economia de até 50% na conta de luz.
Exige um investimento em torno de 5mil reais por apartamento.