A Copa do Mundo une os condôminos, mas é preciso ficar atento para não passar dos limites
O condomínio deve ter uma atenção especial às regras e à segurança; há um fluxo de visitas maior em eventos como esse.
Enfatizar as regras do condomínio relativas à segurança e uso de áreas comuns, além de decidir sobre situações específicas como decoração para Copa do Mundo ou o uso de fogos de artifício são as principais providências a serem tomadas para evitar transtornos e fazer do clima de festa uma experiência agradável para todos os condôminos.
Enfatizar as regras é importante
- Lei do Silêncio
Ainda que este ano os jogos do Brasil sejam em horários entre às 9hs e 15hs, as comemorações podem se prologar ao longo do dia.
Por isso, é importante ressaltar a lei do silêncio, que proíbe o barulho em excesso no período das 22hs às 7hs da manhã.
- Fogos de artifício
O uso ou não de fogos de artifício muitas vezes não está previsto no regimento interno. mas de qualquer forma, a legislação federal, a partir do Decreto nº 3665 de 20 de novembro de 2000, prevê que somente podem ser utilizados por civis fogos de artifício de Classe A e B.
Os de Classe C e D só podem ser manuseados por profissionais devidamente capacitados, licenciado pelas autoridades competentes.
Na cidade de São Paulo, foi proposta uma lei que torna o uso dos fogos de artifício na cidade de São Paulo ainda mais restrita.
O Projeto de Lei 97/2017 foi sancionada em maio deste ano pelo atual prefeito Bruno Covas, mas revogada neste mês de junho, às vésperas da Copa do Mundo.
Uma liminar deferida pelo desembargador Dimas Borelli Thomaz liberou novamente a utilização de fogos de artifício ruidosos na cidade de São Paulo.
De qualquer forma, a Inova Administradora recomenda que seja evitado o uso de fogos de artifício.
Os fogos de artifício barulhentos podem, além de provocar acidentes com quem os manuseia, deixar os animais de estimação do condomínio muito transtornados, podendo levar à consequências muito sérias, como no caso que ocorreu num condomínio, que o nível de stress do cachorro de um dos moradores fez com que ele quase caísse da sacada de um apartamento.
Tanto animais domésticos quanto silvestres podem sofrer com desnorteamento, surdez, ataque cardíaco e até óbito.
Também sofrem graves consequências as crianças autistas ou com distúrbios similares, onde em muitos casos pode haver níveis de estresse que levam a convulsões e reações agressivas e a idosos e pessoas acamadas
Portanto, o ideal é que seja convocada uma assembleia para estabelecer uma regra em relação aos fogos de artifício para que, pelo menos, seja proibido o uso de fogos de artifício barulhentos, caso o condomínio não esteja coberto pela lei da cidade de São Paulo.
- Regras sobre visitas e normas de segurança
Procedimentos de segurança estabelecidos devem ser cumpridos à risca e enfatizados em épocas de eventos como Copa do Mundo, Natal, Ano Novo, etc.
É desejável que os porteiros sempre acompanhem os jogos através do rádio, evitando TVs para que não se desvie o foco visual no que está ocorrendo no condomínio.
Essas datas comemorativas costumam fazer com que o número de visitas aumente.
É importante que o controle de acessos esteja bem implementado no condomínio e que cada morador tome consciência sobre suas responsabilidades individuais para garantir a segurança e o bem estar de todos.
Aqui vale lembrar que é muito importante que os condôminos mantenham, também, seus dados cadastrais atualizados junto à administração.
- Bebidas alcoólicas em áreas comuns
Não há nenhuma proibição prevista em lei para o consumo de bebidas alcoólicas em áreas comuns.
Mas na maioria dos condomínios só é permitido o consumo de bebidas alcoólicas em áreas de lazer, como salão de festas e churrasqueiras.
- Alteração de fachada
As regras para alteração de fachada são muito importantes, mas o condomínio pode abrir uma exceção em eventos como esse e, o ideal, é que seja definido em assembleia o que pode e o que não pode ser colocado em portas e varandas.
- Salão de festas
Às vezes, a procura por salão de festa é muito grande em datas como esta.
A administração pode propor um sorteio dos dias de reserva para evitar confusão.
Por que não assistirmos aos jogos todos juntos?
Épocas como essa podem ser usadas para aproximar os moradores a fim de aprimorar o convívio entre condôminos.
Verifique se há a possibilidade de criar espaços comuns para que os condôminos possam assistir aos jogos juntos.
Seja no salão de festa, num espaço na garagem ou qualquer outro local do condomínio, é preciso aprovação da maioria.
Um bom planejamento também se faz necessário, seja na parte financeira, organização do espaço e até mesmo na divulgação.
Uma boa TV, petiscos e bebidas e algumas vuvuzelas podem fazer a alegria dos condôminos!
Lembre-se que quando você colabora, todo mundo ganha!