A Dra. Clarissa Bononi bate um papo sobre jurídico e cobrança com a TV Inova
Neste vídeo, contamos com a participação da Diretora Jurídica da Inova Administradora, a Dra. Clarissa Bononi, que bate um papo com a TV Inova tirando as principais dúvidas sobre jurídico e cobrança de condomínios. Vale a pena conferir!
Como funciona o departamento jurídico dentro de uma administradora?
O departamento possui basicamente duas funções: a primeira é o consultivo, que se referem ao acompanhamento de contratos e sanar dúvidas dos condôminos, corpo diretivo que envolvem o condomínio. E a segunda que é contencioso que envolvem as ações judiciais, como a propositura de ações cíveis e trabalhistas bem como cobranças judiciais.
Quais as vantagens de ter um jurídico interno dentro da administradora?
O principal diferencial é o departamento de cobrança interno, afinal é muito mais rápido e prático quando a cobrança está dentro da administradora, pois a comunicação acontece de maneira otimizada para serem feitas as cobranças, diferente de uma empresa terceirizada, onde podem divergir algumas informações e a ação pode demorar mais. Outro diferencial é que envolve o consultivo que também presta todos os esclarecimentos. Por exemplo, se a dúvida surge na central de atendimento, ela poderá ser encaminhada e esclarecida de imediato pelo departamento jurídico da própria administradora, gerando uma confiabilidade maior na transmissão de informações.
Em relação ao custo, é mais vantajoso trabalhar com a área jurídica própria da Administradora ou terceirizá-lo?
O jurídico tem duas modalidades de cobrança de honorários para as ações, primeiro a que incide no valor das execuções do inadimplência, onde será cobrado um percentual (que varia de 10% a 20% do valor da ação) . Quando o jurídico é interno, segue-se um valor padrão de 10% da cobrança dos honorários, quando externo pode haver uma variação e o percentual pode alcançar os 20%. Com relação ao honorários referentes ás demais ações são cobrados valores fixos, que estão de acordo com a tabela de honorários da OAB. Mas a maior vantagem é a eficiencia do departamento interno, bem como o acesso aos advogados do departamento jurídico.