Inova Administradora de Condomínios

Animais de estimação em condomínio: Direitos e deveres

Animais de estimação em condomínio: Direitos e deveres

Animais de estimação podem ser divertidos e companheiros, mas nem todo mundo gosta, e é aí onde mora uma boa parcela dos conflitos em condomínios de São Paulo.

Animais de Estimação - Cachorro feliz

Muitas pessoas não abrem mão de um amigo que não fala, mas o consideram uma ótima companhia, muitas vezes como se fosse da família.

Segundo a Comac (Comissão para Animais de Companhia), cerca de 44% dos lares brasileiros da classe A à C possuam um animal de estimação.

A constituição assegura o direito de manter animais domésticos, contanto que não interfira nos direitos dos outros moradores e na boa convivência, por isso o condomínio deve estabelecer regras para animais de estimação.

Escolhendo o animal certo

Animais de Estimação - Cachorro grande precisa de espaço para brincar

Nem todos os animais se adaptam bem ao ambiente de um apartamento, afinal, é um espaço fechado, enquanto muitas raças de cachorros e demais animais estão acostumadas a viver em espaços abertos.

Procure as seguintes qualidades para um bicho de estimação de apartamento:

  • O animal deve, de preferência, latir pouco e não muito alto, e não ter o costume de latir sem necessidade;Animais de Estimação - Gatos são bons para criar em apartamentos.
  • Deve ter um nível de independência que permita que não entre em pânico quando ficar sozinho por algumas horas;
  • Prefira animais mais calmos, menos agitados;
  • Gatos em geral são muito fáceis de se adaptar a apartamentos.

Algumas raças de cachorro recomendadas: como Maltês, Buldogue Françes, Golden Retriever e Rotweiller (por incrível que pareça, se você passear com ele cerca de 3 vezes por dia, ele fica quietinho no cantinho dele o restante do dia), etc.

Algumas raças de cachorro não recomendadas: Beagle, Labrador, Pastor Alemão, etc. São cães que precisam de uma atividade e um espaço maior para evitar que fiquem estressados e desconfortáveis.

Adotar um vira-lata de alguma ONG pode ser uma boa pedida; a própria entidade que cuida conhece o temperamento de cada cão e pode lhe indicar os mais apropriados para cada tipo de ambiente.

Você pode procurar outras raças interessantes acessando http://www.lordcao.com.br/perfil.htm ou, talvez você prefira algo mais exótico.

Dando um passeio

Animais de Estimação - Use coleira no seu cachorro

Trafegar com animais de estimação pelo condomínio exige alguns cuidados para evitar incomodar outras pessoas.

Por isso, seu amigo precisa aprender algumas regras e boas maneiras.

  • A entrada e saída de animais de estimação, bem como sua circulação, deve ser feita apenas em locais permitidos, e nunca deixe o animal solto, carregue-o no colo ou com coleira;
  • Prefira utilizar o elevador de serviço quando estiver com um animal de estimação;
  • Considere ensinar seu cão a fazer suas necessidades num lugar específico. Caso ele ainda não tenha aprendido a lição, seja elegante: limpe a sujeira de seu cão em áreas comuns do condomínio;
  • Para evitar incomodar o vizinho debaixo, mantenha as unhas de seu animal cortadas ou coloque tapetes para abafar o som;
  • Se o seu cão possui um temperamento agressivo, talvez seja mais seguro, principalmente para as crianças, utilizar focinheira. Em alguns estados e municípios há leis que exigem que raças mais agressivas, como pitbull, rotweiller, etc. possam trafegar em ambientes comuns apenas com focinheiras.

Higiene e saúde

Animais de Estimação - Cuide da Higiene de seu cachorro

  • Procure manter seu animal de estimação e o local onde ele vive com a higiene em dia. Além de mais saudável, evita incomodar seus vizinhos;
  • Se for viajar, não deixe o animal trancado dentro do apartamento;
  • Mantenha a carteira de vacinação em dia, evitando que seu cão fique doente e, eventualmente, traga doenças para os demais moradores.

 

 

É importante que, mais do que a aplicação do bom senso, o condomínio estabeleça algo parecido como as dicas acima como regras para animais de estimação no regimento interno do condomínio a partir de uma assembleia.

Para saber mais sobre a legislação e como solucionar conflitos sobre animais em condomínios, consulte nosso post “Saiba como lidar com animais de estimação em condomínio”.

Conteúdo Exclusivo Inova Administradora LTDA. Todos os Direitos Reservados. Conteúdo disponível para download.Este conteúdo é produzido e distribuído com exclusividade pela Inova Administradora de Condomínios LTDA.

Receba conteúdo exclusivo Inova!




Deixe seu comentário

Autor

  • Henrique Matos

    Publicitário de formação, tenho como principal habilidade a síntese entre redação e design, o que me ajudou a desenvolver a identidade da Inova Administradora e toda a comunicação da empresa.Há mais de 7 anos venho trazendo informação e conteúdo exclusivo completo e acessível para condôminos e síndicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *