
A infraestrutura dos condomínios é complexa e exige manutenção contínua e ações preventivas.
Uma das partes que merecem uma atenção especial é a parte elétrica.
A eletricidade tem grande importância tanto no funcionamento do condomínio e no cotidiano das pessoas e, além disso, exige cuidados fundamentais para que sejam evitados prejuízos materiais e humanos.
O condomínio tem que estar atento:
✅ As normas técnicas devem ser respeitadas ;
✅ Equipamentos e instalações devem ser periodicamente inspecionados e, se necessário, receber as devidas manutenções preventivas;
✅ As inspeções técnicas devem ser realizadas por um profissional capacitado e este, por sua vez, deve emitir um relatório técnico, comprovando o serviço realizado;
✅ O responsável técnico deve averiguar, também, se há ligações clandestinas, os chamados “gatos”, que podem prejudicar todo o sistema elétrico do condomínio.
A revisão técnica
A revisão técnica deve ser feita em pára-raios, pontos de força, elevadores, geradores, tomadas e interruptores, casa de força e demais equipamentos elétricos.
Com ela é possível identificar problemas com sobrecargas elétricas, vazamentos e ligações clandestinas.
O relatório emitido pelo profissional responsável deve apontar os problemas para que o condomínio realize os ajustes e reparos necessários.
Ligações clandestinas ou “gatos”
As ligações clandestinas, além de prejudicar financeiramente os vizinhos, trazem riscos de acidentes e danos à infraestrutura elétrica do condomínio.
O furto de energia pode ocorrer do sistema do condomínio ou mesmo da rede do morador ao lado, onerando a conta de luz do vizinho.
O profissional responsável pela inspeção deve ficar atento a este tipo de instalação irregular.
O furto de energia elétrica se enquadra como crime estelionato, de acordo com o art. 171 do código penal, e a pena varia de reclusão de um a cinco anos ou multa.
Economia de energia
Uma instalação elétrica de qualidade e com manutenção em dia evita o desperdício de energia elétrica também, pois se torna mais eficiente e evita desperdícios com vazamentos de corrente, por exemplo.