De acordo com a OMS, o surto do Zika vírus que está ocorrendo no Brasil se espalhará por toda a América com exceção de Canadá e Chile.
O Zika Virus é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também pode hospedar agentes da Dengue, Febre Amarela e Chikungunya.
O Ministério da Saúde brasileiro já confirmou a relação do vírus com a recente explosão de casos de microcefalia no Brasil, que é a má formação do cérebro dos bebês, causando sequelas irreversíveis e até mesmo a morte do bebê em alguns casos.
O verão é a época de maior incidência do mosquito Aedes Aegypti, e a melhor maneira de combate-lo é prevenir condições para que o mesmo se reproduza.
O inseto em questão se reproduz em qualquer porção de água parada, portanto, tanto a administração do condomínio quanto os próprios moradores devem ficar atentos.
Condomínios são áreas sensíveis à proliferação do Aedes Aegypti pela maior concentração de pessoas e áreas externas com possibilidade de acúmulo de água parada.
Somente com a conscientização de moradores e funcionários do condomínio é possível evitar a proliferação do mosquito.
Quanto aos moradores:
Fique atento!
- No caso de ralos externos e canaletas de drenagens, o ideal é o uso de telas de nylon.;
- Em lajes e marquises, o escoamento de água deve estar sempre desobstruído, e deve haver um cuidado para que não haja acúmulo de água em alguma área, evitando a formação de poças após chuvas;;
- As calhas do condomínio devem ser limpas periodicamente para evitar o acúmulo da água da chuva;
- É necessário verificar se há acúmulo de água no fosso dos elevadores toda semana e, se for o caso, deve ser feito escoamento por bombeamento;;
- Os vasos sanitários de áreas comuns do condomínio devem ser mantidos sempre tampados e, caso haja pouco uso, a descarga deve ser acionada semanalmente. Caso não possuam tampa, providenciar imediatamente. Em vasos sanitários que utilizem caixas de descarga, a mesma deve estar devidamente tampada.;
- As caixas d’água do condomínio precisam ser totalmente vedadas e limpas periodicamente;
- Piscinas devem ser limpas e cloradas periodicamente. Tão importante quanto esta medida, a limpeza da borda se faz muito necessária e deve ser feita com bucha ou vassoura. A filtragem deve ser diária e por um período de oito em oito horas tomando cuidado com a limpeza de resíduos, materiais e a remoção de folhas e sujeiras, mantendo o controle do PH da água.
Exija prestadores de serviço profissionais da administração de seu condomínio, pois a manutenção de áreas comuns é muito importante para a saúde e bem-estar de todos os moradores (e até mesmo para o bolso, evitando gastos extraordinários com problemas ocasionados por uma manutenção ruim);
O que você, morador, deve se atentar em seu apartamento:
Aproveite nosso conteúdo exclusivo!
Clique no link abaixo e baixe gratuitamente um pequeno cartaz em folha A4 com recomendações para moradores no combate ao Aedes Aegypti para você colar nas dependências do seu condomínio e manter todo o mundo informado!
Não deixe de seguir nossa newsletter! Nos próximos posts da Inova Administradora iremos tratar sobre um assunto muito importante: como combater a Dengue em seu condomínio.