No mês de Setembro acontece a campanha para o reconhecimento e prevenção do suicídio
No mês de setembro é promovida a conscientização da prevenção do suicídio e o principal objetivo é alertar a população sobre uma terrível realidade que está próxima a qualquer um de nós.
Assim como o Outubro Rosa lembra as pessoas sobre o câncer de mama e como preveni-lo, a ideia do Setembro Amarelo é promover eventos que abram espaço para debates sobre o suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.
Precisamos falar sobre o suicídio
O suicídio é um problema de saúde pública no país e a sua ocorrência tem crescido entre os jovens.
De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia.
Essa taxa é maior que a maioria dos tipos de câncer e equivalente à 45 tragédias da Boate Kiss ou 55 acidentes da TAM por ano no país.
Saiba quais são os principais sintomas da depressão
No humor: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional;
No comportamento: agitação, automutilação, choro excessivo, inquietação, irritabilidade ou isolamento social, falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas, repetição insistente de pensamentos.
Evite situações desagradáveis
Primeiro, você deve saber que não pode curá-la sozinho, há altos e baixos na recuperação, então atente-se se é o momento mais correto de conversar.
Nunca diga que você entende o que a pessoa passa, a menos que já tenha tido depressão.
Não é apenas tomar remédios e ir à terapia, é preciso haver uma série de mudanças na vida da pessoa e, por vezes, você não pode ajudar tanto quanto gostaria.
Por isso, é preciso que se tente convencer a pessoa depressiva a visitar um especialista, o qual fará o diagnóstico correto do tipo de depressão e indicará o tratamento adequado.
Este tratamento pode ser efetuado por psicólogos e/ou psiquiatras, dependendo do tipo de depressão.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza atendimentos gratuitos por meio de ligações de telefone através do número 188, e-mail, skype, chat e podem ir até sua casa para conversar.
Não desista da pessoa na primeira conversa, inicie a conversa com algo como “Queria saber se está tudo bem com você, parece que anda um pouco para baixo.”
Esteja com a pessoa, ouça ela, abrace-a e faça com que ela se sinta importante.
Pratique a gentileza no dia-a-dia
A gentileza e empatia são uma grande válvula para ajudar pessoas na situação de depressão, que é o que leva à grande parte das mortes por suicídio.
Por isso, pratique a gentileza, pois você não sabe a vida e as dificuldades que o outro passa.
Um ato gentil começa a partir de pequenos gestos como um “bom dia” mais caloroso, um aceno, ou até mesmo em um sorriso.
Eventos Setembro Amarelo
- UBSs promovem ação de prevenção ao suicídio – Jornal Destak;
- Vamos falar sobre saúde mental na escola? – Revista Nova Escola;
Evento de NOVA ESCOLA debate formação da identidade dos jovens, relação com ambiente digital e como as competências socioemocionais podem promover a saúde mental
O DIA dá início a uma série de reportagens que propõe uma discussão sobre formas de prevenir o suicídio.
A plataforma criou uma playlist inspirada na campanha.
Origem do Setembro Amarelo
Começou no Brasil em 2015 com o Centro de Valorização da Vida , Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria.
Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio vem estimulando a campanha para que a divulgação cresça e as pessoas saibam o tamanho de sua importância.
Houveram algumas paralisações muito importantes no país, como a iluminação amarela no Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Congresso Nacional, estádio do Beira Rio em Porto Alegre, Paço Municipal de Fortaleza, dentre outras muito importantes.
Para mais informações sobre o Setembro Amarelo, visite o site oficial da campanha: www.setembroamarelo.org.br