Entenda como funcionam as fraudes de boletos e saiba como se prevenir
O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais comuns no Brasil.
Atualmente, a Febraban criou regras que ampliam a segurança e confiabilidade deste meio de pagamento.
Mas ainda existem riscos de fraudes.
Para evitar cair em tentativas de golpe, conhecer os principais tipos de fraudes e tomar alguns cuidados é essencial:
Tipos de golpe
Vírus do boleto
Alguns vírus e softwares maliciosos são capazes de modificar o código de barras dos arquivos que você baixa para efetuar o pagamento.
Ao realizar o pagamento do boleto adulterado, a quantia é depositada numa conta diferente da original.
Hackeamento de e-mail
Há ainda uma forma de estelionatários adulterarem boletos interceptando dados de seu e-mail.
Através de falhas de segurança ou até mesmo vírus, hackers podem invadir contas de e-mail e buscar boletos para puxar os dados e encaminhar um novo boleto para o seu e-mail, se passando pela empresa responsável pela cobrança, por exemplo.
O boleto tem o código de barras igualmente alterado, fazendo com que o pagamento seja direcionado à outra pessoa ou empresa.
Previna-se!
Mantenha hábitos de segurança
Para evitar fraudes, é importante que sejam seguidas algumas regras de segurança:
✅ Mantenha seu sistema e softwares atualizados;
✅ Utilize sempre um anti-vírus atualizado em seu computador;
✅ Evite acessar com seu login e senha, seja de e-mail ou qualquer outra conta, em computadores ou redes wi-fi públicas;
✅ Realize compras online apenas em sites com certificado SSL (invés de “http”, inciam-se com “https“);
✅ Nunca utilize senhas óbvias, sempre crie senhas fortes;
✅ Evite acessar sites desconhecidos;
✅ Se você receber algum arquivo de uma fonte não confiável, como sites ou remetentes estranhos, nunca execute este arquivo.
Identificando boletos falsos
Geralmente, boletos adulterados contém falhas no código de barras e alterações no beneficiário e banco de destino do pagamento.
Sempre fique atento a essas informações.
Em alguns casos, os estelionatários alteram apenas o código de barras, mantendo o beneficiário igual.
Isso dificulta a identificação do boleto falso.
Por isso, a forma mais segura de certificar se o pagamento está sendo realizado para o destino correto, é se atentar no momento do pagamento no caixa eletrônico ou no internet banking.
Na tela de confirmação, deve aparecer os dados do beneficiário; caso não bata a informação, cancele a transação.
Boletos Inova
A Inova Administradora possui um padrão de envio de boletos com um rigoroso controle de segurança.
Seus dados pessoais são protegidos por um servidor com certificado de segurança e nossos sistemas são modernos e atualizados, evitando qualquer problema com falhas de segurança.
Para você que é cliente da Inova Administradora, ao receber seu boleto para pagamento da taxa condominial, verifique:
✅ O remetente de seu e-mail deverá sempre ser atendimento@inovaadministradora.com.br;
✅ Sempre confira o nome do beneficário na tela de confirmação do pagamento de seu banco, deve estar de uma das seguintes formas:
Se houver alguma dúvida quanto a veracidade das informações do boleto, acesse nosso post sobre o boleto detalhado Inova ou entre em contato conosco por um de nossos canais de atendimento:
Telefone: (11) 4235-4082
Whatsapp: (11) 4235-4082
E-mail: atendimento@inovaadministradora.com.br
Atendimento de Segunda à Sexta, das 9hs às 18hs.
Caí num golpe, e agora?
Se você foi vítima de um golpe, você deve tirar cópia do boleto falso e do comprovante de pagamento, além de fazer um Boletim do Ocorrência numa delegacia imediatamente.
Procure o distribuidor do boleto e acione o banco para que as devidas medidas sejam tomadas para apurar a ocorrência.
Quanto ao distribuidor do boleto, ele pode ser culpabilizado somente se o mesmo tenha fornecido o documento falso para pagamento.
Somente os bancos possuem sistema para geração de boletos, portanto, tanto a Inova Administradora quanto todas as demais empresas, são responsáveis apenas pela distribuição dos boletos, não por sua emissão.
Se o boleto foi recebido por uma outra fonte, esta fonte de distribuição deve responder pelo golpe aplicado e o banco deverá arcar com o ressarcimento.
O banco é sempre responsável por ressarcir o consumidor porque, mesmo que ele não tenha emitido o boleto falso, ele tem a responsabilidade de não permitir que estelionatários abram contas e exponham seus clientes à golpes.