O descarte correto evita acidentes tanto para o condômino quanto para os profissionais de limpeza
Materiais como cacos de vidro, lâminas de barbear, seringas, etc., representam um risco para quem manuseia o lixo.
E quem costuma sofrer mais ainda com essa situação são os garis, que muitas vezes se ferem ao serem pegos de surpresa com alguns sacos de lixo com materiais cortantes.
Riscos vão além dos ferimentos
Os materiais cortantes descartados incorretamente expõe as pessoas não só a ferimentos, mas também a muitas doenças, como HIV, hepatite, tétano e tantas outras.
Descartando corretamente
Objetos cortantes em geral
Garrafas pets são um ótimo jeito de armazenar espetinhos de churrasco e cacos de vidro. Você pode cortar a garrafa na parte superior, colocar os resíduos cortantes e fechá-la com fita adesiva;
Caso não haja garrafas pets disponíveis, você pode embrulhar cacos de vidro ou lâminas com bastante papel de jornal e colocá-los em um saco plástico.
Materiais com descarte específico
Lâmpadas Fluorescentes: devem ser encaminhadas a postos de coleta de sua cidade. Você pode encontrar estes postos de coleta em lojas, shoppings e lojas de materiais de construção;
TVs e monitores: Caso não haja garrafas pets disponíveis, você pode embrulhar cacos de vidro ou lâminas com bastante papel de jornal e colocá-los em um saco plástico.
O site da empresa Ecycle possui uma ferramenta que ajuda você a encontrar os locais de descarte de vários materiais.
Dia do Gari
Hoje, dia 16 de maio, é Dia do Gari.
Este post é uma homenagem a esses profissionais, que são responsáveis pela manutenção da limpeza das cidades, proporcionando um ambiente limpo e saudável para todos nós, afinal, muitas doenças ficam longe de nosso alcance graças ao trabalho de zeladoria.
Acreditamos que nossa melhor forma de homenageá-los é fazendo nossa parte que o trabalho deles seja mais seguro, com menos transtornos.
Parabéns a todos os garis e nosso muito obrigado! 👏
Homenagem da Prefeitura de São Paulo