Inova Administradora de Condomínios

A conta de água de seu condomínio está alta? Diminua essa despesa com 5 dicas que você não pode deixar de ler!

A conta de água de seu condomínio está alta? Diminua essa despesa com 5 dicas que você não pode deixar de ler!

Conta de água - Diminua essa despesa

Com a escassez de água no principal sistema de abastecimento da Grande São Paulo, economizar água virou prioridade, e pequenos detalhes podem fazer toda a diferença.

Um vazamento por uma pequena ruptura de 1 mm em um encanamento desperdiça, em média, 2088 litros de água por dia, o equivalente a 32.640 litros por mês, que corresponde a um gasto mensal médio de R$ 160,00.

Geralmente, a conta de água é o segundo maior gasto do condomínio (15%), perdendo apenas para folha de pagamento de funcionários (55%).

Um prédio com 96 unidades pode gastar, em média, R$ 10.000,00 em conta de água.

Um dos locais de maior foco de desperdício são os condomínios residenciais, que tiveram participação significativa no aumento de consumo nos últimos anos.

Você quer saber como diminuir essa despesa? 

Confira algumas dicas que podem ajudar a reduzir bastante essa conta e a aproveitar melhor nossa água.

1. Exija a cobrança individualizada (se não houver)

Os prédios residenciais são um dos grandes responsáveis pelo aumento do consumo nos últimos anos, e isso se deve a um fator ainda predominante na maioria das construções: a cobrança por rateio na conta de água.

Em outras palavras, mesmo com os descontos na conta dados pela Sabesp para quem consegue reduzir o consumo, na maioria dos condomínios os moradores não se sentem estimulados com esta medida porque a cobrança da conta de água é, na maioria dos casos, embutida diretamente na taxa condominial, dividindo por igual o valor entre todos os condôminos; não importa o quanto cada um gastou, todos pagarão a mesma conta.

O uso deste recurso, além de ser mais justo e promover a economia de água, valoriza o imóvel e pode ter como consequência a redução do consumo de energia elétrica.

Caso seu prédio não tenha hidrômetros individualizados, você, síndico, tente colocar o assunto em pauta na próxima assembléia, e mostre os benefícios desta medida.

Você morador, procure falar com seu síndico e com outros moradores, faça uma campanha para que essa melhoria seja aprovada e implantada, todos sairão ganhando, o seu próprio bolso, inclusive.

A medida de cobrança individual pode ocorrer por aprovação em assembleia. Se não for necessária a realização de obras, a aprovação da maioria simples já é suficiente, Mas se for necessário algum tipo de obra, a aprovação deverá ser por maioria qualificada (50% +1).

2. Use redutores de pressão

redutor_torneira

Instalar redutores de pressão da água em torneiras é uma forma simples e barata de economizar até 20% do consumo geral de água, são fáceis de se instalar e de se achar em qualquer loja de material de construção.

Em alguns prédios, a medida de instalação de redutores é definida pela própria administração, que cuida da compra e instalação do acessório em todos os apartamentos.

3. Fique de olho em vazamentos

Essa dica vale tanto para síndicos quanto moradores: checar se há riscos de vazamento em caixas de descargas e regulá-las periodicamente também ajudam muito a diminuir o consumo de água porque, como vimos anteriormente, um pequeno vazamento pode multiplicar o valor da conta de água.

É preciso ter atenção a vazamentos em outros lugares, por isso é recomendada a avaliação periódica do sistema hidráulico do prédio, e prestar atenção a mudanças repentinas na conta de água.

4. Conscientize-se

economize_conscientizacao_porquinho

– Evite banhos demorados;

– Procure atualizar sua caixa de descarga; uma descarga velha pode gastar até 3 vezes mais;

– Não use o vaso sanitário como lixeira;

– Evite deixar torneiras abertas sem necessidade. Ao escovar os dentes, abra a torneira somente quando for usá-la efetivamente. O mesmo cuidado deve ser tomado ao lavar a louça e ao lavar roupas no tanque;

– Caso tenha uma lavadora de louças, procure utilizá-la na capacidade máxima;

– O mesmo vale para máquinas de lavar: procure utilizá-la na capacidade máxima.

5. Áreas comuns

– Lavar calçadas com água é ineficiente e se torna uma ótima fonte de desperdício. Varrer a calçada já basta para mantê-la limpa;

– No verão, ao regar jardins e plantas (de preferência com regadores invés de mangueiras), o ideal é que seja feito de manhã bem cedo ou a noite, para evitar a perda por evaporação, enquanto no inverno, pode ser feita dia sim dia não;

– O simples ato de cobrir piscinas reduz a perda de água em 90%.

6. Dica Bônus: Instalação de sistema de captação de água

sistema_de_captacao_de_agua

Reutilizar a água da chuva para fins não potáveis pode resultar uma economia média de 20% sobre a conta mensal.

No post anterior sobre captação de águas de chuva, vimos como funciona este sistema para casas.

Há uma diferença básica quando é implantado num condomínio, uma vez que deve haver um estudo adequado da estrutura do prédio e o conhecimento do regime de chuvas do local, sendo que o uso deste recurso deve ser definido a partir destas informações.

Por isso, é primordial que o síndico contrate um engenheiro para que faça essa análise e defina qual a obra necessária e que esteja de acordo com as condições do condomínio e, após concluída a instalação do sistema, deve haver a manutenção preventiva adequada para assegurar tanto o funcionamento quanto a qualidade da água.

O sistema de captação de água, além de ajudar a economizar na conta de água, promove a valorização do imóvel.

Você tem mais alguma dica interessante? Compartilhe com a gente ou nos envie por e-mail!

Deixe seu comentário

Autor

  • Henrique Matos

    Publicitário de formação, tenho como principal habilidade a síntese entre redação e design, o que me ajudou a desenvolver a identidade da Inova Administradora e toda a comunicação da empresa.Há mais de 7 anos venho trazendo informação e conteúdo exclusivo completo e acessível para condôminos e síndicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *