Novos serviços trazem a cidade para dentro dos condomínios.
Na matéria da semana passada, falamos sobre adaptações que valorizam o seu condomínio, propiciando recursos complementares ao condomínio e a criação de eventuais novos serviços.
Hoje, vamos focar em três exemplos de condomínios que já implementaram serviços adicionais a seus moradores com muito sucesso.
Empreendimento Misto
Na Zona Leste, Tatuapé, há um empreendimento misto com 8 torres residenciais e uma torre comercial, o que gera um fluxo de três mil pessoas por dia dentro do condomínio.
Visualizando a demanda, o síndico profissional Marcelo Pan Y Agua passou a pensar em serviços que atendessem aos moradores e facilitasse suas vidas.
Hoje, o condomínio conta com uma escola de inglês de uma grande franquia que atua pelo modelo de concessão de espaço, feira livre, aulas de ioga e food trucks.
A feira livre começou com uma baixa adesão no final de 2015 e, já em fevereiro de 2016, foi aderida por cerca de 74% dos condôminos, que possuem o hábito de comprar suas frutas e verduras às quartas-feiras, a partir das 18hs.
A escola de inglês, que foi inaugurada no mesmo período, já conta com mais de 200 alunos matriculados.
Para que tudo isso virasse realidade, houve um grande debate entre o conselho e em assembleias acerca dos serviços de maior interesse dos condôminos.
Segundo o síndico, além do benefício em serviços e comodidade, o condomínio recebe uma taxa de arrecadação pela cessão do espaço que varia entre 1,5 e 2%, e o índice de reclamações é mínimo.
O açougue vai até você
Em um dos condomínios administrados pelo síndico Adriano Santos, foi inserido serviços de embelezamento, lavagem e polimento de veículos, lavanderia e caminhão de carnes.
O maior destaque, que foi mais bem aceito por todos, é o caminhão de carnes, que traz carne fresca a preços atrativos aos condôminos numa faixa horária acessível (semanalmente à noite ou aos sábados).
Além da comodidade adquirida pelos moradores, estes usufruem de bons descontos das empresas atuantes, além do próprio condomínio também usufruir tanto do pagamento pela cessão do espaço quanto por serviços prestados, como limpeza de estofados de áreas comuns.
Demanda crescente de serviços
Em um conjunto de mais de 1188 apartamentos administrado pelo síndico morador David de Souza, há caminhão de carnes, feira livre, lanchonete e espaço mulher (salão de beleza); estes dois últimos já eram previstos na convenção do condomínio, mas foram implementados posteriormente à entrega do empreendimento.
Houve licitação para escolha das empresas, que hoje atuam por contrato de cessão de espaço e foram muito bem aceitas pelos condôminos.
Segundo o síndico, há um planejamento para implementação de pet shop e lava rápido a seco para veículos.
Cuidados
Implementar qualquer mudança em condomínio exige o aval de maioria dos moradores, e quanto à serviços não é diferente.
Caso haja necessidade de mudança na estrutura de alguma área comum, a aprovação em assembleia deve ser unânime.
E ainda é preciso se atentar que, para que as iniciativas tenham sucesso, é necessário tomar muito cuidado com a escolha das empresas que utilizarão o espaço concedido.
A idoneidade dos prestadores de serviços é primordial, e deve ser medida de acordo com pesquisa sobre o histórico da empresa, suas referências e seu funcionamento estar devidamente regulamentado pelos órgãos competentes.
É preciso, também, firmar um contrato de cessão do uso do espaço com prazos e atividades e que, preferencialmente, seja de uso apenas de moradores dos condomínios.
Os diversos serviços oferecidos à condomínios já é uma realidade e, quando bem implementada, gera satisfação para o condômino e recursos extras para o condomínio.
Vale a pena a administração de seu condomínio pensar nestas possibilidades com responsabilidade e determinação, o esforço de implementação é recompensado com o benefício para todos.
Matéria original e Imagens: Estadão Online