Em muitos condomínios, talvez a maioria, a lavagem de veículos é proibida devido a uma série de inconvenientes que pode gerar.
Convenciona-se que a vaga de garagem não deve servir para outro fim senão guardar um veículo, podendo este ser um carro, uma moto, uma bicicleta, etc.
Em alguns condomínios a regra é flexibilizada, sendo comum que funcionários do condomínio ganhem um dinheiro a mais prestando serviço de lavagem de veículos no próprio condomínio.
Mas cuidado! Esta prática pode gerar problemas!
Lavagem de carros por funcionários pode ser uma fria!
Ao permitir este tipo de prática, o condomínio pode ter problemas no âmbito de direitos trabalhistas, uma vez que, geralmente, estes serviços não são formalizados com nenhum documento.
Tais acordos verbais de prestação de serviço de lavagem de veículos abrem uma brecha para que o funcionário possa agir de má fé e processar o condomínio alegando que faz horas-extra e o condomínio não as paga.
Caso haja confiança e é de senso comum aos condôminos esta prática, é preciso aprovação em assembléia e estabelecer regras para evitar eventuais problemas.
Uma nova alternativa
Hoje em dia, há uma nova tecnologia que permite uma lavagem de carros muito mais sustentável e quase sem utilizar água.
A ecolavagem permite que, através de produtos químicos e mão-de-obra treinada, carros sejam lavados quase sem necessitar de água.
Além do evidente benefício ambiental da economia da água, a ecolavagem permite que os veículos sejam higienizados no próprio condomínio sem maiores transtornos, trazendo praticidade e segurança a todos os moradores.
A Inova Administradora ajuda a implantar esta ideia nos condomínios, sugerindo que os síndicos estimulem os moradores a adotar este método e analisando e propondo empresas que possam prestar o serviço para os condôminos no próprio condomínio.
Num futuro não muito distante, é possível que o tradicional método de lavagem com água seja gradativamente abandonado pela ecolavagem, como mostra alguns projetos de lei e tendências que vem se disseminando por aí.
Gostei.
Compartilhado. Obrigado.
Me foi útil. Valeu.
Valeu parceiro.
Olá Sr. Enrico!
Ficamos contentes e satisfeitos que nosso conteúdo seja relevante para o Sr. e que tenha compartilhado este post.
Estaremos sempre empenhados em trazer um material cada vez mais interessante para síndicos, condôminos e fornecedores.
Um grande Abraço!
Equipe Inova Administradora